Dúvidas frequentes

Vasinhos e Varizes

VASINHOS

Os vasinhos, também conhecidos como telangiectasias, são pequenos vasos sanguíneos dilatados e visíveis na superfície da pele. Eles podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, pernas e tronco, e são comuns em pessoas de todas as idades.
 
É importante ressaltar que os vasinhos não são a mesma coisa que as varizes. As varizes são veias dilatadas e tortuosas, que costumam aparecer nas pernas e podem causar dor, inchaço e sensação de peso.
As telangiectasias (vasinhos) são causadas por uma dilatação anormal dos vasos sanguíneos superficiais, localizado em uma das camadas da pele. Isso pode ocorrer por vários motivos, incluindoinsuficiência venosa (varizes), predisposição genética, exposição excessiva ao sol, envelhecimento, alterações hormonais, gravidez, obesidade, sedentarismo, tabagismo, entre outros fatores.

O diagnóstico dos vasinhos é feito através de uma avaliação clínica pelo cirurgião vascular, que irá verificar a presença de dilatações vasculares na pele. Em alguns casos, exames de imagem, como o ultrassom com doppler venoso, podem ser realizados para avaliar a circulação sanguínea.

Quanto ao tratamento, existem diversas opções disponíveis, desde técnicas mais simples até procedimentos mais invasivos. Entre as opções mais comuns podemos citar a escleroterapia, que consiste na aplicação de uma substância esclerosante no vaso dilatado, levando à sua destruição. Também é possível realizar tratamentos a laser que eliminam os vasinhos através do calor produzido por feixes de luz.

É importante ressaltar que o tratamento escolhido depende das características de cada caso, como tamanho e localização dos vasinhos, cor da pele da paciente, comunicação com veias mais profundas, entre outros. Por isso é fundamental buscar a orientação de um cirurgião vascular qualificado que irá indicar a melhor opção de tratamento de forma individualizada.